Normas para apresentação de trabalho


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CAPITÃO FELIPE DIETER


ORIENTAÇÕES PARA ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES

      A partir deste momento você está ciente de que nenhum professor desta escola aceitará trabalhos que não seguirem as orientações abaixo.
      Na produção de trabalhos devemos levar em conta a objetividade e a clareza do conteúdo, além de normas de padronização definidas pela sociedade. Lembre-se: trabalho escolar não é um carnaval de ideias e formas. Não utilize conceitos sem defini-los, dicionários e enciclopédia são extremamente úteis para ajudar a compreender ideias ou conceitos. Selecione cuidadosamente todo o material que pretende utilizar e preocupe-se sempre com a seriedade dos dados encontrados na internet, eles nem sempre são atualizados ou confiáveis. Lembre-se também que constitui crime a cópia de qualquer conteúdo sem a expressa autorização do autor, portanto, não copie trechos de documentos encontrados na internet ou livros, muito menos, textos da íntegra.

ELEMENTOS DO TRABALHO (cada um em página diferente)

Capa

      A capa deverá conter todos os elementos necessários para a identificação do trabalho, por esta razão são itens obrigatórios: nome da escola por extenso, disciplina, nome completo do professor, título do trabalho, nome completo dos alunos, série/ano e data. Observe o exemplo ao lado:
      Dica: Não utilize como título “Trabalho de ...”. O título deverá fazer referência ao tema central abordado no trabalho.

Introdução

      A introdução apresenta o tema que será abordado. Sua ideia principal é tratar de maneira geral o assunto da pesquisa. É importante que durante a elaboração da introdução possam ser respondidas as seguintes questões:
  • Qual o assunto tratado no trabalho?
  • Qual é seu objetivo ao abordar esse assunto?


Desenvolvimento

      O desenvolvimento é a parte mais extensa e elaborada do trabalho. Nele as ideias deverão ser expostas e desenvolvidas com objetividade e clareza, podendo ser dividido em capítulos. Esta parte do trabalho poderá ser enriquecida com imagens, tabelas e gráficos, mas é importante que exista ligação destes elementos com o texto. Por esta razão, é importante identificar através de legendas cada um dos elementos gráficos utilizados.

Conclusão

      Nela deverá ser apresentada a síntese dos principais resultados e ideias correspondente aos objetivos da pesquisa. Também aparecerá o posicionamento pessoal do estudante diante dos problemas e objetivos apresentados e as soluções encontradas, ou não, durante o desenvolvimento da pesquisa.

Referências (bibliográficas)

      Nas referências se relacionam quais foram os materiais utilizados na estruturação da pesquisa. Fazem parte desta lista de referência: livros, revistas, jornais, filmes, páginas da internet, entre outros.

ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES

  • utilizar sempre folha A4 branca, imprimindo em somente um dos lados, com letras pretas;
  • margens: superior: 3cm – inferior: 2cm – esquerda: 3cm – direita: 2cm;
  • A fonte deve ser Arial ou Times New Roman, tamanho 12 ou 14;
  • O corpo do texto deve ter alinhamento justificado e com espaçamento entre linhas de 1,5;
  • O título deve estar em negrito, todo em letras maiúsculas, tamanho 16 e alinhamento centralizado;
  • Os parágrafos devem ter recuo de aproximadamente 1cm. Pode-se pressionar uma vez a tecla TAB;
  • Todos os elementos do trabalho (capa, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências) devem estar em um único documento de texto, embora em páginas distintas.
    Dúvidas e maiores esclarecimentos poderão ser obtidos através do e-mail emef.nviena.lab@lajeado.rs.gov.br